Realidade virtual e Realidade aumentada


Realidade virtual e Realidade aumentada 


          Olá Internautas! Como estão? 
      Hoje vamos falar sobre dois dos avanços tecnológicos, que tem ganho mais popularidade e simultaneamente polémica no mundo virtual: a realidade virtual e aumentada
       Apesar do reconhecimento que estas tem vindo a ter nos últimos tempos, o que nos pode dar a ideia que estas foram desenvolvidas recentemente, estas surgiram há algum tempo.
      A Realidade Virtual remota ao ano de 1838 quando Morton Heilig construiu uma máquina com tecnologia multisensorial imersiva que denominou de Sensorama.Esta máquina era capaz de exibir imagens em 3D, som estéreo, sensações tácteis através da inclinação do corpo e sensações de vento e aromas


Fig 1:Sensorama Simulator


            O conceito de Realidade Aumentada surgiu em 1992 com Tom Caudell e David Mizell. Caudell trabalhava na empresa de aviões Boeing e na época apresentou um projeto que facilitava o trabalho dos mecânicos na medida em que o aparelho indicava aonde cada cabo pertencia e assim eles não necessitavam de recorrer aos manuais complexos da época.


                                                            Fig 2 :Virtual Fixtures (1992)
            Até esse momento o termo Realidade Aumentada ainda não existia. Somente na década de 90, temos o surgimento do conceito atual de Realidade Aumentada, popularmente chamado de RA.

O que é a realidade virtual? Quais os prós e contras?                                                                                                                  
            A realidade virtual ou VR  é uma simulação artificial, gerada por computador recreando um ambiente ou situação real da vida. Ao submeter o utilizador a uma experiência imersiva faz com que este sinta a experiência na primeira pessoa, através da estimulação visual e auditiva do dispositivo, sentindo-se mais perto da realidade.
            Os dispositivos de Realidade virtual são normalmente óculos, como os Oculus Rift, que foram projetados para jogos eletrónicos, desenvolvido e fabricado pela Oculus VR. O Rift possui dois ecrãs OLED um para cada olho, estando pensado para ocupar uma grande parte do campo visual. Integra três giroscópios que lhe permitem acompanhar os movimentos da cabeça do utilizador e um par de headphones, de forma a ser simulado audio 3D.


Imagem relacionada


                                                             Fig 3: Oculus Rift

               Existem várias aplicabilidades desta forma de tecnologia, nomeadamente na medicina, com  simulações cirúrgicas que criam ambientes que buscam recriar experiências da vida real; na educação, ao permitir que exploremos alguns ambientes, processos ou objetos, não através de livros, fotos, filmes ou aulas, mas através da análise e manipulação modelo virtual do instrumento em estudo. 
               Por outro lado, a realidade virtual têm vantagens assim como desvantagens intrínsecas á sua utilização. Mas afinal, quais são alguns dos prós e dos contras? Algumas das maiores vantagens são o facto de possibilitar a simulação de algo real de forma a poder-se treinar e optar pela melhor solução, auxiliar a formação de empregados com técnicas mais avançadas, facilitar operações remotas e controle de equipamentos à distância, através da simulação entre outras...Porém,apesar dos numerosos prós, esta tecnologia também possui alguns contras nomeadamente no que diz respeito ao facto dos equipamentos terem preços bastante elevados, sem esquecer que este tipo de experiências são ainda recentes e experimentais. Uma outra preocupação a ter reside na ideia de que os  ambientes de realidade virtual se estão a tornar cada vez mais envolventes e com mais qualidade o que se pode tornar apelativo para aqueles que desejam fugir do seu quotidiano.




                                                     Fig.4: Ambientes criados com VR

O que é a realidade aumentada?


             A realidade aumentada ou AR é a inserção de objetos virtuais no ambiente físico, mostrada ao usuário, em tempo real, com o apoio de algum dispositivo tecnológico, usando a interface do ambiente real, adaptada para visualizar e manipular instrumentos  reais e virtuais.  
           Mas afinal, como será que esta funciona? Primeiro que tudo é necessário que haja uma câmera de forma a fazermos scan do ambiente e transmitir para os aplicações as imagens que são posteriormente combinadas com as animações virtuais, sendo fundamental um software e GPS.O sistema interpreta as informações obtidas e gera um objeto tridimensional que é projetado e interage com o cliente. Um dos melhores exemplos onde podemos constatar a utilização da AR são os QR codes,criados para substituir o código de barras, que apresentava uma série de limitações como a capacidade de armazenamento de dados.
          As possibilidades do uso da Realidade Aumentada têm como limite somente a criatividade,já que esta pode ser usada, inclusive, no entretenimento, para criação de jogos ainda mais interativos, como foi o caso do Pokémon Go. Esta têm sido muito utilizada no setor da decoração permitindo que clientes vejam como o mobiliário ficará em suas casas antes mesmo de se deslocarem até a loja.

Resultado de imagem para decoração realidade aumentada

                                            Fig 5: Utilização da AR no setor da decoração


             A realidade aumentada é ainda muito útil na área da engenharia, ja que é possível avaliar virtualmente a construção de aviões, carros;no setor do turismo para melhorar a experiência do usuário durante as visitas através da visualização de monumentos históricos, museus e praças; não esquecendo ainda que esta permite que sejam realizados treinamentos de equipa,através das simulações de tarefas expondo o trabalhador a uma situação na qual ele terá de executar uma função e lidar com objetos diversas vezes antes de partir para a atividade em si.



Diferenças entre a AR e a VR:
           A realidade virtual e aumentada, têm vindo cada vez mais a ser integradas em diversos dispositivos tecnológicos. Porém apesar do nome parecido, elas possuem características e objetivos diferentes.
           Enquanto que a realidade aumentada melhora as experiências adicionando componentes virtuais, como imagens digitais, gráficos ou sensações, a realidade virtual cria sua própria realidade que é completamente gerada por computador. A primeira permite-nos são só ver projeções de objetos, mas também interagir com estes através de varias formas, como é possível com os Hololens


Resultado de imagem para hololens

Fig 6: Hololens
            
            O objetivo principal da VR, em contrapartida é criar esta tal experiência imersiva, como ja referimos anteriormente, ao nos fazer sentir estar em outro lugar ou viver coisas que, de fato, não estão ao nosso alcance.
            Para concluir o nosso post, decidimos colocar um vídeo que consideramos bastante interessante, de maneira a que vocês, leitores, fiquem com este tema mais claro na vossa mente.
             Até á próxima!
             




Webgrafia:
https://digitalland.com.br/blog/realidade-aumentada-o-que-e-e-como-pode-beneficiar-sua-empresa
https://www.freetheessence.com.br/inovacao/tecnologia/realidade-aumentada-origem-aplicacoes/
https://www.youtube.com/watch?v=FcQaknxVPjM&feature=player_embedded
http://ptcomputador.com/Software/animation-software/98192.html
http://www.ckirner.com/download/tutoriais/rv-sibgrapi97/aplic.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Oculus_Rift
https://www.mediamarkt.de/de/product/_oculus-rift-virtual-reality-headset-touch-motion-controller-2307770.html
https://multitec7.wordpress.com/2010/06/06/realidade-virtual-o-que-e-que-vantagens-tem/
http://blogs.correiobraziliense.com.br/tecnoveste/realidade-virtual-o-que-e-como-funciona-e-para-que-serve-realidade-virtual-realidade-mista/
q=sensorama+simulator&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiL7OXz1OfdAhUqx4UKHSi0Aa8Q_AUICigB&biw=1280&bih=849#imgrc=4I1vi3Gz5cYacM:
http://www.ccg.pt/realidade-aumentada-aplicabilidade/
http://web.ist.utl.pt/ist170613/
https://www.linkedin.com/pulse/entenda-realidade-virtual-e-suas-aplica%C3%A7%C3%B5es-renato-bueno
https://www.casamais360.com.br/8-industrias-que-mudarao-para-o-bem-com-a-realidade-virtual/
https://sites.google.com/site/realidadeaumentada01canoas/home/historia-da-realidade-aumentada
https://revistacasaejardim.globo.com/Curiosidades/noticia/2017/12/aplicativo-de-realidade-aumentada-permite-que-usuarios-escolham-moveis-pelo-celular.html
https://www.tecmundo.com.br/hololens/107990-microsoft-comeca-venda-hololens-publico-geral-veja-custa.htm



Comentários

Mensagens populares