Imagem e cor


Imagem


      Olá internautas, como estão?
      Hoje vamos falar sobre imagem e cor.

  • Conceito e utilização de imagens digitais:
      Uma imagem digital é a representação de uma imagem bidimensional usando números binários codificados de modo a permitir seu armazenamento, transferência, impressão ou reprodução, e seu processamento por meios electrónicos. Há dois tipos fundamentais de imagem digital: as tipo rastreio (raster) e as do tipo vetorial. A imagem de rastreio é a representação em duas dimensões de uma imagem como um conjunto finito de pontos definidos por valores numéricos, formando uma matriz matemática ou malha de pontos, onde cada ponto é um pixel.Tipicamente, cada ponto de uma imagem é decomposto em uma tripla de cores e cada proporção relativa é transformada em valores numéricos que permitem que eles sejam recuperados. No modelo conhecido como RGB, por exemplo, a imagem é decomposta nas cores vermelho, verde e azul, estabelecendo para cada uma dessas cores um valor entre o máximo possível de reprodução daquela cor e o mínimo, ou seja, a ausência total dela. A soma dos três valores resulta num ponto colorido da imagem final. A imagem vetorial é criada recorrendo a entidades de desenho como retas, pontos, curvas polígonos simples, etc.Esta imagem era originalmente dependente de equipamentos de desenho controlados numericamente como um plotter de traçagem, embora estes se encontrem em desuso , sendo dependente de interpretação pelo dispositivo, a imagem de uma entidade como a linha necessita de poucas informações para ser representada, como o tipo de linha, a sua cor, sua espessura, o ponto de início, o ponto final. O tamanho dos arquivos de desenho vetorial são relativamente menores que os arquivos de desenho de rastreio.


Resultado de imagem para imagem vetorial vs imagem raster

Figura 1: Imagem Vetorial e Raster




Figura 2: Por do sol


" Uma imagem vale mais do que mil palavras"
     Esta é uma das frases que mais nos faz refletir no nosso quotidiano. Várias vezes ouvimos políticos que ao discursar descrevem um futuro aparentemente possível e credível e amigos a fazer promessas. Bem, muitas das vezes essas tantas palavras não são cumpridas, não existem atos, são palavras ocas, e como costumamos ouvir, “Palavras são palavras até lhes dares vida”
.
Social worker. Nice pleasant young woman holding a bag and carrying it while helping the elderly woman
Figura 3: Ato de Solidariedade

     Nesta imagem está presente o mais belo dos atos. A compaixão, o dar ao próximo, a ajuda aos outros. Aqui, sem ter de se justificar, sem antecipar o seu ato aos outros esta jovem ajuda uma senhora idosa a carregar as suas compras, tendo em conta que esta têm dificuldades a andar.  Aqui está bem presente que esta imagem vale mais que 1000 palavras.


Cor

  • Conceito de cor:
         A cor é uma sensação produzida pelos raios luminosos nos órgãos visuais e que é interpretada no cérebro. Trata-se de um fenómeno físico-químico em que cada cor depende do comprimento de onda. Os corpos iluminados absorvem parte das ondas electromagnéticas e reflectem as restantes. Essas ondas reflectidas são captadas pelo olho e, dependendo do comprimento de onda, são interpretadas pelo cérebro. Em condições de pouca luz, o ser humano apenas consegue ver a preto e branco.

Resultado de imagem para conceito de cor
Figura 4: Cores Complementares





  • Forma como é feita a interpretação das cores pelo cérebro humano:
      A interpretação das cores é feita pelo cérebro humano depois de a luz atravessar a íris e ser projectada na retina. Desta forma, os olhos são os sensores de toda a visão e esta pode ser do tipo escotópica e fotópica. Feita então esta projecção o cérebro terá que processar o que observou. Os olhos são os sensores de toda a visão e esta pode ser do tipo escotópica fotópica.
      A visão escotópica capta baixos níveis de luminosidade e não é sensível ao comprimento de onda, não detectando a cor. Este tipo de visão é utilizado durante a noite (ou em ambientes escuros), onde o olho passa a ser mais sensível ao azul. Os sensores utilizados pela visão escotópica são os bastonetes, existindo apenas um tipo são cerca de 100 milhões em cada olho.

Resultado de imagem para visão Escotópica

Figura 5: Visão Escotópica

        Visão Fotópica é o termo cientifico que se dá á visualização das cores por parte do olho humano, durante o dia e em condições normais de luminosidade. Este tipo de visão só funciona para elevados níveis de luminosidade e é sensível ao comprimento de onda (sensível àcor). A luz que é projectada na retina e é interpretada pelos cones. Em cada olho existem 5 milhões de cones distribuídos por três tipos, um distingue os vermelhos (64%), outro os verdes (32%), e o ultimo distingue os azuis (2%). 
         Como os bastonetes e os cones constituem dois tipos de sensores diferentes que apreendem a intensidade da luz e as diferenças de cor, é usual associá-los, respectivamente, aos conceitos de luminância e crominância. Estes conceitos estão, por sua vez, relacionados com as diferentes formas de representar as cores.

Resultado de imagem para visao fotopica

Figura 6: Cor


         Esperemos que tenham ficado esclarecidos.
         Até á próxima!






























Comentários

Mensagens populares